24 de agosto de 2012

No trabalho...

Uma coisa que sempre me incomodou foi o tipo de roupa que algumas pessoas elegem pra ir trabalhar. Mas, apesar do meu incômodo, confesso que fazer um post sobre isso é complicado; afinal, nem todos os locais de trabalho são iguais. Porém, tem algumas regrinhas básicas dicas bacanas que dá pra serem seguidas tanto em ambientes formais quanto em ambientes informais.

Começando pelas camisas, camisetas, etc. A dica aqui é não abusar de decotes. Dá pra tirar a caretice de algumas peças com alguns pequenos detalhes: como o nózinho da primeira camisa (desde que a camisa seja longa e nada apareça, ok?), a gola metalizada do suéter ou o drapeado da blusa rosa.

Além disso, em ambientes menos formais, dá pra abusar de cores em peças clássicas como na blusa mostarda ou no casaquinho pink. Se não for o caso, aposte em um bom blazer preto, com corte e caimento impecáveis. Vale a pena o investimento, já que, a cada combinação diferente, ele se transforma e vai durar por muito tempo.
E "pelamordedeus", evitem camisetas engraçadinhas, como a que oferece abraços grátis abaixo. Até mesmo nos ambientes menos formais, vai que justo no dia em que você resolve usá-la, aparece um cliente careta? Todo cuidado é pouco...


No quesito "parte de baixo", vale calças também de bom corte e tecido: antes de comprar, repare se ele não "marca" ou se não é transparente. Cores fortes e jeans também estão liberados em ambientes menos formais. Desde que a cintura do jeans não seja muito baixa e não deixe seu cofrinho à mostra em hora alguma.
Deixe as leggings metalizadas e de estampas "duvidosas" para boates e afins. A calça cargo pode deixar pra...hora nenhuma...rs. Brincadeira à parte, algumas são até estilosas, mas não acho que sirvam pro ambiente de trabalho (a não ser que você seja bióloga e viva coletando morcego de madrugada).


Vestidos não devem ser nem curtos demais e nem justos demais. Assim como as blusas, deve-se tomar cuidado com os decotes. Transparências, vestidos bandage (alguém ainda usa isso?) e tomara que caia devem ser deixados pra outras ocasiões. 
Obs: Eu já fui trabalhar de tomara que caia com um casaqueto por cima. Só assegure-se de que, com o calor, não vai ter vontade de tirá-lo.


Para bermudas e saias, valem as dicas já dadas: nada muito curto, justo e cuidado pra não pagar cofrinho. E deixe os shorts no armário enquanto você rala...

Nas bolsas, acho que vale uma certa ousadia: abuse das cores até em ambientes formais pra tirar um pouco a caretice do visual. Apesar de que, uma bolsa clássica também é lindo de se ver.
Mix de pulseiras chamativo, brincos enormes e acessórios que revelam muito da sua personalidade (cruzes, caveiras, etc) devem (?) ser abandonados. Entretanto, eu trabalho bem feliz com minhas caveirinhas e as pessoas não só acostumaram como até gostam. Mas em dias em que vou encontrar com clientes, eu tento ir do jeito mais sóbrio possível. 
Ou seja, aquilo que revela pouco da sua personalidade não deve ser abandonado, desde que você tenha criatividade o bastante para encaixá-lo no seu dia a dia. E um maxi colar de vez em quando até cai bem, não? 


Nenhum comentário:

Postar um comentário