22 de outubro de 2012

Desabafo

Há uns dias, li um post intitulado "Ditadura da magreza" no Te Dou Um Dado (para ler, clique aqui). O caso é que compararam Ronaldo Fenômeno (com sunga e touca de natação branca) com o Zé Gotinha. O criador do Zé Gotinha foi, então, explicar que o personagem não é obeso. O melhor de tudo foi o comentário feito pela Polly (do Te Dou Um Dado):
"Você sabe que a humanidade foi longe demais na obsessão pela forma física quando alguém sente a necessidade de justificar o índice de massa corporal de uma GOTA DE VACINA QUE FALA."

E agora teve toda uma polêmica em torno deste vídeo publicitário da Marisa:



Acusaram a empresa de estar exaltando os sacrifícios hercúleos femininos para se chegar a um padrão estabelecido pela sociedade, etc e tal.

Bom, fato é que o público alvo da Marisa é composto, basicamente, por "gente de verdade". Quer saber como eu sei?



Simples: eu gosto de comprar na Marisa por ser online, mas tenho dificuldade, porque o que sempre sobra por lá são os tamanhos menores. Não sei se por confeccionarem uma maior quantidade deles ou porque o que vende são os maiores tamanhos. De qualquer jeito, se eu - uma simples consumidora - já percebi isso, não é possível que o pessoal da empresa não tenha percebido. Então, obviamente que a propaganda ia gerar discussão.

Fato é que eu era magrela, virei gordinha, perdi muito peso com o acidente e agora tô voltando ao (sobre)peso de antes do acidente. E morro de medo de gente assim. Tenho medo de depender do julgamento de alguém que acha que excesso de peso é defeito gravíssimo!

A gente é julgado diariamente, seja para uma oferta de emprego ou como candidata(o) à namorada(o). Mas que sejamos julgados pelos motivos apropriados, pelamordedeus
Excesso de peso (ou a falta dele) não tem relação com  dignidade, honestidade, humildade, generosidade, bondade ou nenhuma outra virtude. Tampouco tem relação com falta de caráter. Que fique claro.

Se fosse assim, os "gordinhos" é que deveriam ter preconceito contra os "magrelos", pois eles que são cabeças-ocas, que sofrem para seguirem padrões e se pautam em celebridades esqueléticas, certo? Não, gente. Nada disso tá certo.

Não tô defendendo obesidade, sobrepeso, nada disso. Mas se a gente não pode nem ter o prazer de sair da linha algumas vezes e degustar um chocolate, o que será de nós? E há também aqueles que não estão acima do peso por "falta de vergonha na cara": existem várias patologias (e medicamentos) que provocam o ganho de peso.

Querem ver algo lindo?

(Assistam a partir de 3 minutos)

A moçoila do vídeo está (visivelmente!) fora dos padrões Elle, Vogue, Marisae alguns outros, mas pra fazer o que ela fez, das duas uma: ou ela é doida de jogar pedra ou está muito feliz com seu corpo e se acha linda de morrer.
Eu prefiro acreditar na segunda opção. E um dia ainda quero me sentir assim ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário