22 de janeiro de 2011

Original x Inspired

Todo mundo lembra da Birkin, né? Aquele modelo de bolsa phyno da Hermès. E muita gente já deve ter visto os modelos inspired da 284, feitos em moletom.
Então, o babado é que a 284 foi impedida de produzir, comercializar, manter em estoque, importar ou exportar seus modelos inspired. Isso porque, em setembro do ano passado, a Hermès Internacional moveu um processo contra a marca brasileira e o juiz João Omar Marçura entendeu que a bolsa em moletom é uma réplica da famosa bolsa francesa.
Ou seja, a 284 se beneficiou dos investimentos e do design feitos pela Hermès.
Fato é que no dia 20, antes da liminar ser publicada, as bolsas estavam sendo vendidas na Daslu por R$120, num tipo de "liquidação relâmpago" (o preço original era de R$399). No fim da noite do mesmo dia, o (pouco) que sobrou foi recolhido.

Bom, pra quem entende que a liminar foi correta ao acusar a 284 de tirar proveito dos investimentos com design e divulgação da Birkin original, vale lembrar que não é a primeira vez que a marca tupiniquim faz isso.
Quando a bolsa da Céline (marca também francesa que existe desde 1945) caiu no gosto dos fashionistas, a 284 produziu uma réplica quase idêntica. Na foto abaixo, as duas primeiras bolsas são originais e a última é a brasileira.


E aí? O que vocês acham disso tudo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário